quarta-feira, 14 de novembro de 2007

N Ã O!

Não seja antipático com seus interlocutores, você não imagina o quanto é triste e angustiante dialogar com sujeitos dominados pelo azedume. Quando é imprescindível e fatal isso acontecer, quando é absolutamente impossível não ouvir os “rudes” por razões diversas, então apraz-nos afastar deles o mais depressa possível, tamanha a sua intolerância. Nem é necessário lembrar o quanto todos, sem exceção, necessitamos uns dos outros em nosso cotidiano. Somos sociais por natureza, e a antipatia destrói amizades, afasta os semelhantes, faz brotar o vírus da solidão e atrai a melancolia. Um cara anti-social certamente é infeliz.
Não seja estúpido em suas respostas, as pessoas nos respeitam por nosso caráter não pela brutalidade ou tentativa de autoritarismo de nossas palavras. A estupidez assegura o medo, não a reverência; e o medo é o primeiro passo para o rancor e a vingança, esta muitas vezes desmedida. O sujeito estúpido é desprezado e esquecido por todos, ninguém gosta de topar com ele em nenhuma circunstância.
Não fume, pois inalar a fumaça maldita do cigarro é como beber cicuta em doses homeopáticas até que se forme o câncer devastador em sua boca, no estômago, no pulmão e em qualquer outra parte do seu organismo. O cigarro é o dedo do diabo e o olho ferino da morte. Fumar foi a invenção mais auto destrutiva e amaldiçoada que o homem inventou. Quem fuma se apunhala dia após dia. Beijar um fumante é o mesmo que beijar um cinzeiro sujo.
Não aprisione os pássaros por enternecer-se com seus trinados, eles não cantam de felicidade nas gaiolas, é de dor e saudade, muita saudade das copas das árvores, do céu e das nuvens. Feridos pelo venenoso dardo da solidão, choram da única maneira que sabem: gorjeando, malgrado entristecidos. Não pense que eles se sentem felizardos por terem o alimento que lhes é dado por seu carcereiro. Não, é-lhes prazeiroso catar o alimento e beber a água empoçada no chão a tempo e a hora de sua vontade. As aves nasceram para voar como nós para caminhar, na mesma e harmônica liberdade. É delas o espaço para o alçar dos seus vôos no abrir das belas asas.
Jamais seja desonesto, a honradez do homem e sua hombridade, seu nome e o de sua família não merecem ser jogados na lama. Se bem muitos achem que ser desonesto no Brasil é comportamento comum, lembramos que a lealdade é a grande virtude do cidadão de bem. A honestidade conforta nosso espírito e nos faz sentir bem conosco mesmo e com nossa consciência. Ao honesto são cantadas loas pelas pessoas sérias e de caráter, ao ladrão apenas surras boas e a lata do lixo do desprezo, além da desconfiança perene de todos quantos o conhecem. Eu não confiaria nem mesmo uma rosa ao desonesto.
Não se mostre egoísta, não queira tudo só para si. Há tanta gente sofrendo necessidades básicas e aguardando o lindo gesto da mão que doa. Sabe Deus quantos necessitam de suas sobras, por mínimas que sejam. O egoísmo é um lago fétido abandonado, um laço que cega, tal qual uma ilha podre cercada de eletricidade negativa aonde não se pode chegar por causa dos charcos em seu redor. Ser egoísta é mostrar-se pobre de humanidade, e é um potente atestado de ódio ao semelhante.
Não, jamais experimente qualquer tipo de droga. Esteja absolutamente certo que ela vicia, maltrata e, por fim, mata impiedosamente, além de causar tantas desgraças nas sociedades em que se prolifera. Fuja de qualquer tipo de droga como se estivesse se afastando de um abismo terrível que poderá engolir qualquer um nas proximidades. A droga é poderosa arma diabólica, afiada, mortal, impiedosa.
Não seja uma Maria-vai-com-as-outras, tenha suas próprias e determinadas opiniões a respeito dos fatos. Critique e elogie conforme sua inteligência enxerga os acontecimentos. Mostre-se verdadeiramente autêntico.
Diga um Não maiúsculo às bebidas alcoólicas, ao ponto de não beber nem socialmente, esse eufemismo cínico sob o qual se esconde o princípio do alcoolismo, enfermidade capaz de desgraçar famílias e vidas inocentes. As aguardentes abrem as portas para um rio de amargura a desaguar no mar das tormentas. O bêbado torna-se aquele palhaço digno de pena mas geralmente é tratado com ignomínia e ironia porque não tem controle das próprias faculdades, por isso não lhe concedem o menor respeito.
Não reprima as lágrimas, deixe-as fluir intensamente, em total liberdade como as borboletas voam suavemente em meio às flores espalhando seu colorido balsâmico. Chorar não é somente para os sensíveis, pois que próprio dos seres humanos. As lágrimas fazem bem aos olhos pois os lubrificam com a qualidade e a perfeição que nenhum colírio preparado pelo homem consegue. A alma é lavada quando o peito soluça e as lágrimas deslizam pela face.
Não se deixe cortejar pela inveja nem se empolgue com a malícia sorrateira; aquela é peçonha se infiltrando por entre as artérias do coração, esta, o fel a contaminar a beleza natural dos relacionamentos pessoais. A primeira é gradual depressão a machucar com sadismo seu hospedeiro, a outra é a semente da maldade enraizada, metástase arraigada na emoção do malicioso. O invejoso é elemento abjeto, incapaz de superar suas deficiências e contornar as dificuldades, preferindo atormentar-se nas reflexões negativas de não ter mas querer aquilo que os outros possuem. Estão sujos de lama os olhos do malicioso.
Não! NUNCA deixe de amar. Que é o viver sem a saborosa doçura desse sentimento tão lindo quanto importante na vida? É o existir algo interessante, coerente ou razoável sem o toque singelo e a magia do amor? Mil vezes não! Quando o homem pára de amar, de orientar-se pela virtude singular do amor, esse algo mais inerente aos racionais e oriundo de Deus, ele praticamente mergulha no poço profundo da tristeza e, aos poucos, falece, evapora, fragmenta-se como pessoa, torna-se apenas mero sopro do nada. O amor não é somente lindo, mas o melhor e mais delicioso tempero da existência humana, a dulcíssima sobremesa da paixão, o melhor dos vinhos mais sonhados e jamais produzidos, o reverberar dos enlevos mais puros e almejados. Nobre e superior, abre portas e corações, desperta do mais profundo d’alma a ânsia de sonhar acordado, de protagonizar devaneios, e aguça o desejo de continuar vivo, de persistir sentindo o pulsar da existência em toda sua plenitude. Igual a um diamante, o amor é eterno.

terça-feira, 13 de novembro de 2007

MOTE: Queriam legalizar
A tal da prostituição


É não ter o que pensar
E não ter o que fazer
O povo na pindaíba
Sofrendo sem merecer
E eles querendo ação
Vejam o que foram inventar
Queriam legalizar
A tal da prostituição

Alguns representantes
Do povo brasileiro
No Congresso Nacional
São mesmo uns ronceiros
Olhem só a proposição
Que foram apresentar:
Queriam legalizar
A tal da prostituição

Com tanto assunto sério
Para ser tratado lá
O País espera deles
Idéias para melhorar
Sua parca condição
Mas essa deles é de lascar
Queriam legalizar
A tal da prostituição

O que será que eles pensam
Do coitado do eleitor?
Nos tomam por idiotas
Aguardando seu favor?
Não façam mais isso não
Acho bom se reciclar
Queriam legalizar
A tal da prostituição

Prostituição ocorre
Por um motivo qualquer
Que faz do ser humano
Um miserável sem fé
Desprovido de ilusão
Mas não tema para votar
Queriam legalizar
A tal da prostituição

Senhores deputados
Temos tantos problemas
Perturbando nosso País
Procurem outros temas
Que sirvam para a Nação
Algo sério a registrar
Queriam legalizar
A tal da prostituição
...............................................................................................................................................................
POETROVAS
Quem tem racismo é doente
de um câncer terminal
porque lança a semente
de um ódio universal
Quando uma mulher sorri
espalha no ar um perfume
que faz a poluição fugir
e deixa o mar com ciúme
Jamais esqueça o sorriso
se falta paz de repente
pois até no paraíso
teve o fel da serpente

segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Esta é a paisagem desoladora, escaldante e morta da "rota melancólica", estrada que vai de Natal a Mossoró(RN). A temperatura, ao sol, certamente alcança 50 graus.
Esta é uma das lindas paisagens da "Rota Romântica" , estrada que vai de Porto Alegre à cidade de Gramado(RS). A temperatura, ao sol, fica em torno de 10 graus.
Fiz questão de mostrar as duas imagens acima para realçar o contraste de beleza e temperatura existente em algumas regiões de um País tão gigantesco como o Brasil, de dimensões continentais. Enquanto nos extasiamos com a paisagem paradisíaca da conhecida "Rota Romântica" quando visitamos a cidade de Gramado, no RS, nos afligimos se necessitamos viajar para Mossoró e temos de passar três ou quatro horas sob o fogo ardente da "rota melancólica", denominação que dei à rodovia que nos conduz até lá.
********************************************************
O mote abaixo já foi publicado anteriormente neste blog, com outros versos. Resolvi trazê-lo à baila novamente para brincar e bagunçar com quem bagunça a vida dos brasileiros e, na maioria das vezes, só pensa em si.
MOTE: Tá chegando a eleição
e eu não sei em quem votar
Que dilema infernal
O brasileiro enfrenta
Esses políticos indecentes
Ele já não agüenta
Mas um nome deve cravar
É iminente a decisão
Ta chegando a eleição
E eu não sei em quem votar

E por que tanta indecisão
No candidato a escolher
Pois se tem um monte deles
Até para dar e vender?
Mas o problema é encontrar
Quem nunca lavou a mão
Ta chegando a eleição
E eu não sei em quem votar

Os partidos são diversos
Cada um com o seu programa
Os que apóiam o governo
Por causa da sua grana
E os que falam em lutar
Mas é tudo azaração
Ta chegando a eleição
E eu não sei em quem votar

Ao enxergar os políticos
Neles só vejo senões
Olha só o meu problema
Eu tenho muitas razões
Para nenhum deles apoiar
É triste minha posição
Ta chegando a eleição
E eu não sei em quem votar

domingo, 11 de novembro de 2007


MOTE: AS DROGAS SÃO O VENENO
CRIADO POR SATANÁS

Infeliz de quem se droga
e aos poucos vai morrendo
não sabe a idiotice
que a si mesmo tá fazendo,
é burro comendo feno.
Deixe essa vida, rapaz!
As drogas são o veneno
criado por satanás

Eu fico a me perguntar
assim, meio matutando,
o por quê de tantos jovens
desse jeito se drogando
se conhecem o mal que faz
e sabem que estão morrendo
As drogas são o veneno
criado por satanás
****************************************************
T R O V A
Me diga quem não erra
me diga se faz o favor,
quem não sobe uma serra
em busca do seu amor?
Gilbamar de Oliveira

sábado, 10 de novembro de 2007

VENENO

Acendo um cigarro e,
súbito, apago a vida.
Tudo esfumaça
num copo de bebida.

Dou forma aos sonhos
através da poesia
e destruo as formas
com os sonhos.

Tudo é efêmero, tudo é fugaz,
menos os versos,
menos a alegria

O amor é a união de dois,
o sorriso e o sonho,
em ambos está contido
o desejo.


E em havendo amor
nunca existirá o depois,
só o agora, o beijo.



Gilbamar de Oliveira

sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Vejam o estado dessa carnaubeira na Rua João da Escóssia. Não seria melhor plantar mangueiras? E a vegetação logo atrás? Um quadro melancólico!


A Rua João da Escóssia, ao lado do Mossoró West Shop, parece a ilustração da tristeza. Merecia árvores que fizessem sombra!


Foto tirada do alto do Mossoró West Shop em pleno meio-dia: a desolação sob o sol escaldante.

Escrevi a crônica abaixo domingo, dia 04/11, no suplemento Universo do Jornal O Mossoroense. Como não é possível publicar fotos no espaço que me é destinado, resolvi transcrevê-la com algumas fotografias para complementá-la.


SOCORRO, MOSSORÓ ESTÁ PEGANDO FOGO!

Estive em Mossoró durante o período da Feira do Livro e fiquei perplexo com a falta de árvores frondosas numa terra tão absurdamente quente como nossa querida cidade. E fiquei a me perguntar e com ansiedade de também indagar das autoridades mossoroenses responsáveis pela qualidade de vida do seu povo por que plantaram carnaubeiras ao longo da rua João da Escóssia até o West Shopping? Céus, eles poderiam muito bem ter plantado mangueiras aos montes, entre outras árvores que fazem sombra, e não somente lá porque a cidade parece um forno de padaria! Mas o que vemos? Meu Deus, qual a visão que temos? Vemos somente carnaubeiras secas esparsas, quase mortas, dando à bem cuidada rua asfaltada um aspecto triste e não amenizando em nada, absolutamente nada, o horroroso calor que começa logo ao amanhecer. Carnaubeiras naquele e outros canteiros, isso numa cidade onde o calor atinge as alturas e maltrata seus cidadãos, é algo inacreditavelmente surpreendente. E não me venham com essa estória de que elas são típicas de nossa região e por isso devem ser destaque em nossas ruas. Ora, tenham a santa paciência! Mossoró tem urgente necessidade de ficar arborizada, o povo quer sombras, a cidade está queimando, basta dar uma olhada para compreender isso. Plantem árvores frondosas em todas as ruas, pelo amor de Deus, pensem na população que trafega diariamente para o trabalho, para a escola e para as diversas atividades corriqueiras de um cidade do porte de Mossoró. O que falta para essa providência ser tomada?
A meu ver faltou uma visão mais completa de quem fez o projeto que alongou a João da Escóssia. Decerto acharam que ficaria lindo colocar aquelas carnaubeiras moribundas no canteiros, mas elas, além de terem ficado horríveis, não servem para fazer sombra. Nem enfeitam. Mas isso não é de agora, há muito ficam plantando carnaubeiras que não fazem qualquer sombra em ruas onde o asfalto parece estar pegando fogo o dia inteiro. Afinal de contas, Mossoró é uma das cidades mais quentes do nosso Estado, minha gente. A cidade está tão absolutamente quente, tão insuportavelmente escaldante, que caminhar por suas ruas é um verdadeiro tormento. Ninguém vê isso?
Pelo amor de Deus, vamos plantar milhares de árvores frondosas em Mossoró! O que falta para isso? A quem é preciso apelar para que enchamos essa terra seca de planta nos canteiros, nas calçadas, nos quintais, em todos os recantos onde for necessário. Isso é mais que urgente. Mossoró está pegando fogo! Socorro!!!! Vamos arborizar Mossoró, minha gente, pelo amor de Deus!!!!!!E o estacionamento do shopping? Essa não!!!! Foi outra barbaridade impensada, tenho certeza. Os carros ficam estacionados, eu diria até que amontoados, sob o intenso e funesto fogo solar, a uma temperatura certamente de mais de quarenta graus, evaporando feito uma chaleira, e aquele local dá a impressão de ser uma grande fogueira. Aliás, que coisa!, Mossoró inteira lembra uma imensa fogueira Pelo amor de Deus, o que está havendo? Quando construíram o shopping ninguém percebeu essa grande necessidade de proteger os automóveis, e por última instância, os seus proprietários, dessa quentura vulcânica que provoca insolação, resfriado e gripe, entre outras enfermidades? Na verdade, ir ao shopping em Mossoró é um exercício de paciência e muita boa vontade. Quem deixar seu carro sob aquela luz solar durante uns poucos minutos, bastam alguns poucos realmente, vai encontrar o interior do seu veículo com uma temperatura beirando os cinqüenta graus. Não, por favor, isso é um despautério! E se isso acontecer no horário do meio dia em diante, aí então é como se estivesse entrando num forno ligado de um fogão a gás. Senhores responsáveis pelo lindo West Shopping Mossoró, senhores lojistas condôminos do local, vocês querem continuar a fazer bons negócios? Dêem seu jeito de cobrir o estacionamento ou encher de centenas de árvores – eu prefiro que sejam árvores - o lugar, sob pena de o povo começar a não ir mais ao shopping durante o dia. Eia, vamos, é hora de plantar e plantar muito em Mossoró. Se não, o fogo toma conta da cidade. Ufa, que calor infernal.

*********************____________****************______________**************


Recebi de um amigo o alerta abaixo sobre a nova estratégia dos bandidos para aplicar o golpe do sequestro. Leiam com atenção e que todos tenhamos muito cuidado com a nova esperteza dos meliantes.


ATENÇÃO! MUITO CUIDADO: A ESTRATÉGIA MUDOU.IMPORTANTE!


Não desligue seu celular! Bandidos mudaram a tática! Aquele golpe que estavam dando na praça, dizendo que haviam seqüestrado um parente seu e exigindo resgate, pois é, infelizmente ele foi modelado, adaptado, já que a imprensa nacional andou divulgando o método que era utilizado. Agora, os criminosos ligam para você dizendo que seu celular foi clonado: - Alô, Fulano? Nós somos da (VIVO / CLARO / OI / TIM) e estamos informando que seu celular foi clonado. Você deve desligá-lo por 1 hora apenas, para que possamos efetuar averiguações na linha do seu celular.Você, acreditando na ótima prestação de serviço, desliga o celular por uma hora, afinal o pedido é somente para desligar o celular, "que mal teria"?Aí é que vem o perigo... Os bandidos durante esta hora ligam para sua casa e praticam o golpe do seqüestro. Quem atende ao telefone na sua casa, liga rapidamente para o seu celular e ouve: "Este celular está desligado ou fora da área de serviço". Daí em diante o pavor é total, na família, nos amigos, no trabalho... Portanto, muito cuidado.Se ocorrer esse fato, MANTENHA SEU CELULAR LIGADO. NÃO O DESLIGUE EM HIPÓTESE ALGUMA. Para a área técnica da operadora checar alguma coisa na sua linha não é necessário desligar o aparelho, portanto não há justificativa para desligá-lo.Ao contrário, entre imediatamente em contato com as pessoas mais próximas à você (familiares, amigos, colegas de trabalho) e os alerte do fato.Após isso, entre em contato com a Polícia (ligue 190 e/ou vá à Delegacia de Polícia mais próxima). Esse aviso é sério. Estão ocorrendo muitos fatos Assim.REPASSE ESSA INFORMAÇÃO.Fonte: DPF Goiânia (POLICIA FEDERAL)


*******************_________**********************___________***************


Mote: cachorrinho de madame
vive melhor do que gente

Quanto amarga constatar
as injustiças no mundo
ver alguém passando fome
nos causa choro profundo
Mas tem gente que nem sente
e dá ao animal salame
cachorrinho de madame
vive melhor do que gente