sexta-feira, 14 de março de 2008

QUADRINHAS DOS BICHOS

O GALO

O galo que canta ao amanhecer
e cisca fagueiro atrás da galinha
é o mesmo que logo vai morrer
ensangüentado na areia da rinha


O ZANGÃO

Nos braços reais ele goza e perece
partido ao meio, espalhado no chão
é pouco o momento que o enternece
eis a breve história do pobre zangão


A MARIPOSA

E a mariposa, encantada com a luz,
já nasce buscando aparecer
é o interesse no brilho que a conduz
sendo isso mesmo que a faz morrer


A MOSCA

A mosca, bicho de aspecto nojento
de tantas enfermidades transmissor,
tem ínfimo viver, um reles momento
e 24 horas para morrer sem dor

quarta-feira, 12 de março de 2008

COVARDES, COVARDES!

Eu rasgo meu coração

com os olhos marejados

dedilhando o violão

com uns tons desafinados

*

É triste a canção que toco,

sinto o olhar distraído

quando o vento vem eu soco

calado, enfurecido.

*

Permitam-me explicar

por que razão eu choro

se fico o violão a tocar;

calma, conto, não demoro

*

Vou começar do começo

como o matuto dizia,

mas se lembro estremeço

ah, quanta covardia!

*

Não se avexe, eu digo

e vou relatar agora

se não quer saber não ligo.

Espere, não vá embora!

*

Pois bem, eu vou começar

A contar uma história

Dessas de arrepiar

Ta aqui na memória

*

Havia um sujeito rico

dono de grande plantação

com manga, banana e trigo

ao redor de sua mansão

*

Cioso desse seu bem

mandou cercar o casarão

e não queria que ninguém

passasse por seu portão

*

As plantas do seu pomar

haviam frutificado

mas cadê alguém olhar?

só se fosse autorizado

*

Só que algumas crianças,

travessas em seu viver,

sonharam a esperança

daquela mansão conhecer

*

Moravam na vizinhança

e a mansão os encantava

daí a grande ânsia

de ver se nela entrava

*

E o único jeito que viram

foi o muro escalando

mas eles nem sentiram:

alguém estava olhando

*

O alvo dos pequeninos

era a manga, doce fruto

a delícia dos meninos,

jamais causa de luto

*

Eram três os sapequinhas

que correram apressados

à procura das frutinhas

logo no solo chegados

*

Súbito, um tiro troou

enquanto eles corriam

e a bala certeira chegou

ao alvo e todos caíam

*

Foi Joãzinho o baleado,

um tiro no coração

que o deixou estatelado

perto da manga no chão

*

Eu não quero continuar

esse caso me dá zanga;

como pode alguém matar

por causa de uma manga?

segunda-feira, 10 de março de 2008

PRECONCEITO

Tem gente que, sendo rica,

Acha que tudo pode

E, muitas vezes, afirma

Ser da cidade o bode

Fala o que bem quer

E nem a poeira sacode

*

Pois não é que cara assim

Pensa que é maioral

Humilha quem é pequeno

É o manda-chuva local

E escolhe até Rei Momo

Na época do carnaval

*

É cheio de preconceitos

Só olha com indiferença

Sempre de cima p’ra baixo

Por ser rico de nascença

Seu carro é novo, do ano,

Gosta muito de aparência

*

Conheci um dessa espécie

Sujeito tolo e arrogante

Mauricinho do papai

Orgulhoso e petulante

E o infeliz protagonizou

Um caso bem interessante

*

De certa feita, num banco,

Onde seu dinheiro estava

Ele entrou todo apressado

Mas a fila não andava

E com a maior cara de pau

Tentou se a fila furava

*

Passou na frente de todos

Para ser logo atendido

Deixando pasmo e surpreso

Aquele povo reunido

E lograria seu intento

Se não fosse impedido

*

Uma senhora muito calma

Ali à espera também,

Disse que ele não podia

Passar à frente de ninguém

Era questão de direito,

Da democracia um bem

*

Do alto de seu orgulho,

Ele deu uma risadinha

Falando preconceituoso:

“Quem é você, negrinha,

P’ra me falar desse jeito?

Procure sua turminha!”

*

A mulher o olhou, séria,

Na emoção abalada

Dizendo:”você tá preso

Porque eu fui insultada

Vai agora p’ra cadeia

Pois eu sou um delegada”

*

“Você usou de preconceito

E vai pagar caro por isso

É preso inafiançável

Por causa do seu cinismo,

Sai daqui algemado

Pelo crime de racismo”

*

Veja só o que ele queria,

Esse racista infeliz

Falou palavras de insulto

Disse tudo que bem quis

E achou o chapéu da viagem

Quando arrebitou o nariz

*

O ricaço atrevido gemeu

Frases buscou gaguejar

Para limpar sua barra,

O tremendo fora ajeitar

Mas de nada adiantou

Pelo insulto ia pagar

*

À vista do povo sorrindo

Saiu todo humilhado

Com seu rosto contorcido

Mãos atrás, algemado,

Agora, pense num ricaço,

Vendo o sol nascer quadrado!

*

“Eu sou filho de fulano,

Ninguém pode me prender,

Quando meu pai souber

Você vai se arrepender!”

Ele ainda balbuciou

Tentando surpreender

*

Mas foi apenas balela

Tem gente que não aprende

E mesmo estando errada

Grita e não se arrepende

Achando que é influente

Mas para a Lei independe

*

Uma viatura lá fora

Às ordens da delegada

Levou o preconceituoso

Para uma cela quadrada

E nem seu paizinho rico

Adiantou mesmo de nada

*

Que isso sirva de lição

Para os tolos prepotentes

Racistas e fora-da-Lei,

Uns estúpidos doentes,

Que devem ir p’ra cadeia,

Os danados insolentes!

sábado, 8 de março de 2008


SALVE O DIA INTERNACIONAL DA MULHER!





Inteligente e tão forte
é executiva e faz balé,
conhece bem o seu Norte
presto homenagem à mulher

*************************************************
As palavras não são suficientes para definir e destacar a importância da mulher no contexto da sociedade, porque ela está muito além das meras definições; por isso, mudo de encanto e respeito, apenas curvo-me à ela como em reverência a uma RAINHA!

terça-feira, 4 de março de 2008

A SUAVE BRISA - Poesia rondel

A suave brisa afaga, apaixonada,
os lindos cabelos da bela Maria
e, terna, atônita, meio encantada
espalha-se sobre o verde da pradaria

Flutuando um tanto assim, baratinada,
decerto solitária, buscando companhia,
a suave brisa afaga, apaixonada,
os lindos cabelos da bela Maria

E vai seguindo, perplexa, o seu caminho
revolvendo as madeixas das mulheres,
numa triste jornada do eu-sozinho
desfolhando pétalas de bem-me-queres
A suave brisa afaga, apaixonada...


_________________________________

Recebi o e-mail abaixo transcrito do amigo historiador Kidelmyr. Assunto deveras relevante, é importante que seja conhecido por todos a fim de que estejamos atentos às tentativas de proliferação de vírus enviados por meliantes e irresponsáveis:


"LEIA AGORA MESMO E PASSE PARA
TODO MUNDO QUE VOCÊ CONHECE


Alguém está mandando por aí um
e-mail com uns sapatinhos
vermelhos dançando: é uma música
bem alegre.


No e-mail são oferecidas mais de
mil músicas. Não baixe nada. É o
vírus Kleneu66!!!


Se você abrir o arquivo, em DUAS
HORAS seu HD estará limpo e
completamente destruído.


MUITO CUIDADO !!! Não faça download
deste arquivo em nenhuma
circunstância.


Este vírus entrou em circulação
ontem e segundo a UOL , NÃO há
anti-vírus disponível ainda
contra Kleneu66.


Por favor, passe essa mensagem
para todas as pessoas de sua
lista de e-mails."


domingo, 2 de março de 2008

UMA AGULHA PODE SALVAR A VIDA DE ALGUÉM?

O texto abaixo foi enviado por uma amiga de Belo Horizonte. Quando o li, fiquei em dúvida se realmente deveria, ou não, publicá-lo neste blog por não saber se seu conteúdo é verdadeiro, se tentar praticar seus ensinamentos é correto ou não. Dada a relevância do assunto, contudo, deixando de emitir juízo de valor e passando às mãos dos entendidos para dizer se é confiável o que ele preconiza, achei por bem torná-lo público. Afinal de contas, se ele for capaz de salvar a vida de alguém ou ajudar a evitar as sequelas de um derrame cerebral(Acidente Vascular Cerebral), ficarei feliz. Os técnicos da área, médicos acupunturistas e conhecedores da matéria poderão manifestar-se através de comentários, dando sua opinião. Bem, aí está o texto. Que falem os experts:

"Uma agulha pode salvar a vida de alguém com começo de AVC.
Vale a pena 2 min. de leitura.

Uma agulha pode salvar a vida de um paciente com principios de derrame...

Dito por uma professora chinesa.

Guarde uma seringa ou uma agulha para fazer isto - é um método
inconvencional para recuperar alguém de um derrame.

Quando um derrame estiver a ocorrer fique calmo.

Independentemente de onde a vitima estiver, não a mova do lugar.
Quando o derrame acontece, as veias capilares no cérebro vão-se
gradualmente rompendo. Se a pessoa for movida os capilares vão se
romper. Se tiver na sua casa uma seringa, melhor. Se não tiver, pode
usar uma agulha de costura ou um alfinete.

1. Aqueça a agulha/ alfinete para esterilizar e depois dê uma
alfinetada em todos os dedos das mãos do paciente.

2. Não há pontos específicos nos dedos para a acupuntura, mas pode
picar 1 milímetro perto da unha.

3. Pique até o sangue começar sair.

4. Se o sangue não começar a sair, então aperte com os dedos.

5. Quando todos os dedos começarem a sangrar, espere alguns minutos e
depois puxe as orelhas do paciente até ficarem vermelhas.

6. Pique cada um dos lóbulos das orelhas até começar a sair uma gota
de sangue de cada lóbulo. Depois de alguns minutos a pessoa começará a
recuperar os sentidos.

Espere até que recupere o estado normal e leve-o para o hospital.
Se for levado às pressas para o hospital, a viagem turbulenta vai
fazer com que os vasos capilares no cérebro se rompam.

"Eu aprendi a tirar gotas de sangue para salvar vidas através de um
médico de medicina tradicional chinesa. Ele chama-se Ha Bu Ting. Mais
tarde tive experiência prática sobre o assunto e posso dizer que este
método é 100% eficaz.

Em 1979, eu era professora no colégio de Fung Gaap em Tai Chung. Uma
tarde, um outro professor veio correndo para a minha sala e disse
"Sra. Liu, venha rápido, o nosso supervisor teve um derrame!"

Eu fui imediatamente para o 3º andar. O Sr. Chen Fu Tien estava
pálido, o seu discurso era feito através de sussurros, a boca torta -
sintomas de um derrame. Imediatamente pedi a um dos estudantes para ir
a uma farmácia comprar uma seringa, que usei para picar o Sr. Chen em
todos os dedos.

Quando todos os dedos estavam a sangrar (cada um dos dedos com uma
gota de sangue do tamanho de uma ervilha), o Sr. Chen começou a
recuperar a sua cor.

Mas a boca continuava torta. Então, eu puxei as orelhas dele para
enchê-las de sangue. Quando as orelhas dele começaram a ficar
vermelhas, eu piquei o lóbulo da orelha direita por 2 vezes para
saírem duas gotas de sangue E depois o lóbulo da orelha squerda.

Dentro de 3 a 5 minutos o formato da boca voltou ao normal e a sua
maneira de falar tornou-se clara.

Nós o deixamos descansar algum tempo e o levamos para o hospital. Ele
ficou lá em repouso por uma noite e no dia seguinte deram alta para
dar aula.

Tudo correu normalmente. Não apareceu nenhuma doença derivada do
primeiro Socorro que lhe foi aplicado. Por outro lado, normalmente as
vitimas de derrame sofrem danos irreparáveis nos capilares do cérebro
durante o percurso para o Hospital.

Como resultado, essas vítimas nunca se recuperam.

Por isso, o derrame é a segunda maior causa de morte. Os que têm sorte
podem sobreviver, mas ficam paralíticos para toda a vida. È coisa
horrível de acontecer na vida de alguém.

Enviem este email depois de ler. Você pode salvar alguém de ter um derrame.

Que você seja feliz e esteja bem de saúde."