sexta-feira, 5 de agosto de 2011

A TI AMO

Recorro aos gestos
e falo às mãos
desdobro-me em carícias
divido-me em mil
sou todo afagos
eis-me feito afeição
para expressar
o quanto te amo!

A ti amo tanto
quanto o céu é azul
a lua é dourada
o sol brilha e queima
as nuvens são brancas
a água é límpida
o mar é salgado!

Nesse grandioso amor 
com que me enlaço
flutuo, danço, voo,
sou primavera
viro beija-flor
semeio jardins
de gozo pereço
morrendo em mim
e renascendo em ti.

Gilbamar de Oliveira Bezerra

terça-feira, 19 de julho de 2011

MULHER, ESSE CÉU!

Cada mulher é como jardins floridos 
onde muitos beija-flores tentam, 
a todo custo, usufruir de seu néctar. 

Cada mulher é um sol de alegria, 
maravilhosa lua de encanto, 
estrela de brilho raro, céu de prazer,

Cada mulher é um misterioso universo 
onde descobrimos as delícias 
mais encantadoras de estar vivo

Cada mulher é um universo 
a ser conquistado, um castelo 
a ser desbravado, um oceano 
onde mergulhar para ver o paraíso

Cada mulher se torna assim, 
um sorriso especial que encanta, 
fascina e, por vezes, apunhala 
o coração do homem

Cada mulher é um amor inusitado
escrevendo dia após dia uma 
nova e inconfundível história.

Cada mulher é delicioso sonho novo, 
agradável e rara ternura inolvidável, 
sorridente êxtase extraordinário.

Gilbamar de Oliveira Bezerra

domingo, 10 de julho de 2011

EXPLOSÃO DE VIDA

Como lágrimas de anjos a chuva cai
refrescando docemente a alma da cidade
cujo suave gesto feminino se sobressai
parecendo de algo sentir muita saudade

Os milhões de respingos assim diluídos
formando gigantesca cascata celeste
são lençóis plúmbeos constituídos
que a cidade nua no momento veste

Pássaros voam em bandos alegremente
porque a água que vem do céu é branda
alguns gorjeiam, outros carregam semente
a natureza embonecada sorri e canta

Quão linda é a vida sob esse belo prisma
é quando percebemos de Deus o Seu poder
e ainda que o descrente hesite em sua cisma
"há um Criador sim", ele diz sem perceber

quarta-feira, 15 de junho de 2011

DOCE VENENO

Meu último suspiro será por você, 
para que sorria e eu leve comigo 
a beleza do seu sorriso,
eu versejo e murmuro feliz
porque você é a minha poesia.
Sua voz é a bela música 
que o meu coração sempre 
desejou ouvir tantas vezes. 
Então, fala-me, murmura, 
canta para mim
Você é o veneno doce
que só faz bem a mim
você transformou o menino 
que havia em mim no homem 
que eu apenas aparentava ser 
antes de a conhecer.

Gilbamar de Oliveira Bezerra

sábado, 11 de junho de 2011

ALGUMAS COMIDAS NORDESTINAS

Como estamos vivenciando o período junino, achei de bom alvitre postar novamente um dos meus cordéis mais conhecidos, lidos e comentados. Divirtam-se e agucem o apetite lendo esses versos nascidos da inspiração oriunda das guloseimas degustadas no Nordeste.

A culinária nordestina
é modesta porém variada
agradando qualquer paladar
tem cuscus com leite, buchada,
a boa cocada de rapadura
além da gostosa panelada

O baião-de-dois, que petisco!
Arroz-d-leite, carne de bode,
manteiga da terra, chouriço,
desde que não engorde
mas se engordar, que fazer?
Come, balança e sacode

Carne-de-sol com farofa,
queijo de coalho e goiabada,
feijão verde, arroz da terra,
pamonha, café e coalhada,
bolacha preta, canjica,
tapioca doce e salgada

Caldo de cana e pão doce,
cocada feita com leite,
fuçura de bode cozida,
doce de banana, um deleite,
pé-de-moleque, espéce,
um docinho de caju, aceite!

Bolo de milho, doce de coco
manga, suco de maracujá
abacaxi quase açúcar,
sapoti, melão, mungunzá
seriguela e cajarana
mocotó com feijão e juá

Grude, cocorote, broa
mel de engenho, milho assado
sequilhos feito de goma
galinha guisada, guiné torrado,
sopa de feijão todos gostam,
e posta frita de Dourado

Sirvam-se de doce de jerimum,
de mamãe, banana ou caju,
goiaba em calda ou compota,
mangaba e batida de umbu,
arroz doce, um espetáculo,
que tal um melzinho de uruçu?

Claro que tem muito mais
não guardo tudo na cachola
há outras tantas variações
é só procurar, ora bolas!
Pelo menos podemos saber
que o Nordeste é da hora.


Twitter>>>> @Gilbamarpoeta