sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Vejam o estado dessa carnaubeira na Rua João da Escóssia. Não seria melhor plantar mangueiras? E a vegetação logo atrás? Um quadro melancólico!


A Rua João da Escóssia, ao lado do Mossoró West Shop, parece a ilustração da tristeza. Merecia árvores que fizessem sombra!


Foto tirada do alto do Mossoró West Shop em pleno meio-dia: a desolação sob o sol escaldante.

Escrevi a crônica abaixo domingo, dia 04/11, no suplemento Universo do Jornal O Mossoroense. Como não é possível publicar fotos no espaço que me é destinado, resolvi transcrevê-la com algumas fotografias para complementá-la.


SOCORRO, MOSSORÓ ESTÁ PEGANDO FOGO!

Estive em Mossoró durante o período da Feira do Livro e fiquei perplexo com a falta de árvores frondosas numa terra tão absurdamente quente como nossa querida cidade. E fiquei a me perguntar e com ansiedade de também indagar das autoridades mossoroenses responsáveis pela qualidade de vida do seu povo por que plantaram carnaubeiras ao longo da rua João da Escóssia até o West Shopping? Céus, eles poderiam muito bem ter plantado mangueiras aos montes, entre outras árvores que fazem sombra, e não somente lá porque a cidade parece um forno de padaria! Mas o que vemos? Meu Deus, qual a visão que temos? Vemos somente carnaubeiras secas esparsas, quase mortas, dando à bem cuidada rua asfaltada um aspecto triste e não amenizando em nada, absolutamente nada, o horroroso calor que começa logo ao amanhecer. Carnaubeiras naquele e outros canteiros, isso numa cidade onde o calor atinge as alturas e maltrata seus cidadãos, é algo inacreditavelmente surpreendente. E não me venham com essa estória de que elas são típicas de nossa região e por isso devem ser destaque em nossas ruas. Ora, tenham a santa paciência! Mossoró tem urgente necessidade de ficar arborizada, o povo quer sombras, a cidade está queimando, basta dar uma olhada para compreender isso. Plantem árvores frondosas em todas as ruas, pelo amor de Deus, pensem na população que trafega diariamente para o trabalho, para a escola e para as diversas atividades corriqueiras de um cidade do porte de Mossoró. O que falta para essa providência ser tomada?
A meu ver faltou uma visão mais completa de quem fez o projeto que alongou a João da Escóssia. Decerto acharam que ficaria lindo colocar aquelas carnaubeiras moribundas no canteiros, mas elas, além de terem ficado horríveis, não servem para fazer sombra. Nem enfeitam. Mas isso não é de agora, há muito ficam plantando carnaubeiras que não fazem qualquer sombra em ruas onde o asfalto parece estar pegando fogo o dia inteiro. Afinal de contas, Mossoró é uma das cidades mais quentes do nosso Estado, minha gente. A cidade está tão absolutamente quente, tão insuportavelmente escaldante, que caminhar por suas ruas é um verdadeiro tormento. Ninguém vê isso?
Pelo amor de Deus, vamos plantar milhares de árvores frondosas em Mossoró! O que falta para isso? A quem é preciso apelar para que enchamos essa terra seca de planta nos canteiros, nas calçadas, nos quintais, em todos os recantos onde for necessário. Isso é mais que urgente. Mossoró está pegando fogo! Socorro!!!! Vamos arborizar Mossoró, minha gente, pelo amor de Deus!!!!!!E o estacionamento do shopping? Essa não!!!! Foi outra barbaridade impensada, tenho certeza. Os carros ficam estacionados, eu diria até que amontoados, sob o intenso e funesto fogo solar, a uma temperatura certamente de mais de quarenta graus, evaporando feito uma chaleira, e aquele local dá a impressão de ser uma grande fogueira. Aliás, que coisa!, Mossoró inteira lembra uma imensa fogueira Pelo amor de Deus, o que está havendo? Quando construíram o shopping ninguém percebeu essa grande necessidade de proteger os automóveis, e por última instância, os seus proprietários, dessa quentura vulcânica que provoca insolação, resfriado e gripe, entre outras enfermidades? Na verdade, ir ao shopping em Mossoró é um exercício de paciência e muita boa vontade. Quem deixar seu carro sob aquela luz solar durante uns poucos minutos, bastam alguns poucos realmente, vai encontrar o interior do seu veículo com uma temperatura beirando os cinqüenta graus. Não, por favor, isso é um despautério! E se isso acontecer no horário do meio dia em diante, aí então é como se estivesse entrando num forno ligado de um fogão a gás. Senhores responsáveis pelo lindo West Shopping Mossoró, senhores lojistas condôminos do local, vocês querem continuar a fazer bons negócios? Dêem seu jeito de cobrir o estacionamento ou encher de centenas de árvores – eu prefiro que sejam árvores - o lugar, sob pena de o povo começar a não ir mais ao shopping durante o dia. Eia, vamos, é hora de plantar e plantar muito em Mossoró. Se não, o fogo toma conta da cidade. Ufa, que calor infernal.

*********************____________****************______________**************


Recebi de um amigo o alerta abaixo sobre a nova estratégia dos bandidos para aplicar o golpe do sequestro. Leiam com atenção e que todos tenhamos muito cuidado com a nova esperteza dos meliantes.


ATENÇÃO! MUITO CUIDADO: A ESTRATÉGIA MUDOU.IMPORTANTE!


Não desligue seu celular! Bandidos mudaram a tática! Aquele golpe que estavam dando na praça, dizendo que haviam seqüestrado um parente seu e exigindo resgate, pois é, infelizmente ele foi modelado, adaptado, já que a imprensa nacional andou divulgando o método que era utilizado. Agora, os criminosos ligam para você dizendo que seu celular foi clonado: - Alô, Fulano? Nós somos da (VIVO / CLARO / OI / TIM) e estamos informando que seu celular foi clonado. Você deve desligá-lo por 1 hora apenas, para que possamos efetuar averiguações na linha do seu celular.Você, acreditando na ótima prestação de serviço, desliga o celular por uma hora, afinal o pedido é somente para desligar o celular, "que mal teria"?Aí é que vem o perigo... Os bandidos durante esta hora ligam para sua casa e praticam o golpe do seqüestro. Quem atende ao telefone na sua casa, liga rapidamente para o seu celular e ouve: "Este celular está desligado ou fora da área de serviço". Daí em diante o pavor é total, na família, nos amigos, no trabalho... Portanto, muito cuidado.Se ocorrer esse fato, MANTENHA SEU CELULAR LIGADO. NÃO O DESLIGUE EM HIPÓTESE ALGUMA. Para a área técnica da operadora checar alguma coisa na sua linha não é necessário desligar o aparelho, portanto não há justificativa para desligá-lo.Ao contrário, entre imediatamente em contato com as pessoas mais próximas à você (familiares, amigos, colegas de trabalho) e os alerte do fato.Após isso, entre em contato com a Polícia (ligue 190 e/ou vá à Delegacia de Polícia mais próxima). Esse aviso é sério. Estão ocorrendo muitos fatos Assim.REPASSE ESSA INFORMAÇÃO.Fonte: DPF Goiânia (POLICIA FEDERAL)


*******************_________**********************___________***************


Mote: cachorrinho de madame
vive melhor do que gente

Quanto amarga constatar
as injustiças no mundo
ver alguém passando fome
nos causa choro profundo
Mas tem gente que nem sente
e dá ao animal salame
cachorrinho de madame
vive melhor do que gente

Um comentário:

Anônimo disse...

Incrível como você tem razão quando fala sobre a quentura insuportável de Mossoró. Eu também não entendo por que a prefeitura não plantou árvores na Rua João da Escóssia nem em qualquer outra da cidade. Mossoró está para pegar fogo mesmo!!!!
Parabéns, seu blog é ótimo.

Carla de Sousa