segunda-feira, 4 de agosto de 2008

CONVERSE, VALE A PENA!

As boas palavras de incentivo são alimento para a alma. Jamais deixe de conversar com seus filhos, e nesse diálogo aproveite para fazê-los compreender que o mundo precisa de cidadãos decentes, de homens e mulheres propensos a seguir os caminhos da lealdade, honestidade e dedicação ao trabalho e à família. O diálogo é o meio mais seguro e propício à edificação de seres humanos decentes, que pensem em si mas não esqueçam do próximo, que ganhem o pão de cada dia com o suor do seu intelecto sem espezinhar quem está ao seu lado. A vida é tão curta para perdermos tempo em escaramuças tolas.Todos necessitamos de conselhos.
Uma conversa amigável e descontraído entre pais e filhos vale muito mais do que um tratado erudito sobre a convivência entre as pessoas. O tom da voz suave e compreensivo, o devido respeito no olhar e ter por escopo conseguir passar a certeza de que o único objetivo daquele precioso instante pai/filho(a) é forjar o caráter sem imposições nem opressões, tudo isso facilita a abertura do coração. Ninguém é imune à ternura, desconheço quem dá as costas ao amor quando o encontra. A semente virtuosa do entendimento e da amizade é semeada durante esses imprescindíveis interludios familiares. É quase imperdoável fechar os olhos a isso. A vida não espera quem se atrasa. Assim, caso se perca por timidez ou covardia do pai aquele dia importante para abraçar os filhos e dizer-lhes o quanto os ama, aproveitando para encetar aquele papo sem autoritarismo e sem sisudez, provavelmente haverá dificuldade para o surgimento de outra oportunidade semelhante.
Lembrem-se, quem elogia sendo verdadeiro e critica de maneira construtiva e com sabedoria conduz em suas mãos os cidadãos do amanhã. As pedras e os obstáculos à frente, sob esse prisma, serão removidos por ambos, o que é muito mais fácil sem sombra de dúvida. Afinal, dividido o peso se torna mais leve e os percalços serão suplantados por mentes arejadas onde viceja, soberano, o amor.

Nenhum comentário: