quarta-feira, 4 de agosto de 2010

PENSAMENTOS POSITIVOS

Dormir é atividade tão importante para a completa harmonia do organismo quanto a alimentação saudável e os exercícios físicos. Todo ser vivo necessita do repouso cotidiano para repor as energias e continuar a saga da existência enquanto esta durar. Isso, bem sabemos, é notório. Além de descansar do labor inerente às atividades diárias, de dar ao corpo cansado a oportunidade de refazer suas forças, trata-se evidentemente do apoteótico momento em que o ser humano se encontra consigo mesmo e com os próprios pensamentos, obrigando-se, quase sem perceber e antes que o sono aconteça, a refletir sobre os problemas enfrentados, as alegrias desfrutadas, as tristezas e decepções que o dia de trabalho, a família e estudo proporcionaram.
      É a partir de então, de forma espontânea e paulatina, que se revela aquele instante único de silencioso diálogo travado em sua própria mente, de si para si. Impossível escapar desse inevitável repassar dos fatos na hora de dormir, a menos que tamanha seja a sonolência que o faça deitar e logo cair num sono profundo. Porque em não sendo assim os pensamentos imediatamente vem se atropelando na correria e tomam conta de você e de suas idéias, por muitas vezes angustiando e atrasando o repouso adequado. O corpo se mexe e revira para um lado e outro da cama, os olhos secam e não se acomodam fechados, as insistentes coisas negativas daquele dia, por deixá-lo intranqüilo, o impedem de conciliar o sono. Muito tempo depois, fatigado de tanto ruminar as pedras do caminho retidas e amontoadas em sua mente, adormece ranzinza e tem uma tumultuada noite mal dormida. Dia seguinte, acordado pelo barulho irritante do despertador começa a rotina dominado pelo mau humor e arranja novos e desafiantes problemas e muitas razões para outra noite caótica, tornando-se um círculo vicioso.
      Para que isso jamais ocorra ou seja algo raro em sua vida, ao dirigir-se à intimidade do leito para repousar pegue leve nas reflexões e, sem hesitar, entre literalmente no clima do axioma popular: "relaxe e goze" caindo em seguida nos agradáveis braços de Morfeu. Não é algo tão difícil assim, tente de todas as maneiras esquecer as amarguras e foque o pensamento somente no que de melhor aconteceu durante o seu dia. Certamente algum incidente feliz se registrou ao longo do nascer do sol e seu ocaso enquanto você exercia as atividades cotidianas, então aproveite e se volte para esse fato e mais outros se houver, deliciando-se em revolvê-lo ininterruptamente até dormir.
      Pensando de modo positivo você atinge de pronto o Nirvana do sono tranqüilo sem mais delongas. As boas lembranças são o melhor e mais efetivo sonífero que conheço. O conselho é simples: com a cabeça confortavelmente inclinada sobre o travesseiro, resoluto e convicto de seus anseios em buscar apenas os fluidos benéficos, lembrando sem parar, por todos os ângulos e lados, daquele lindo e inesperado sorriso amoroso que lhe foi direcionado por uma pessoa especial, da ótima notícia sobre um ente querido recuperado de alguma enfermidade, do boletim de seu filho recheado de excelentes notas, do livro que pretende escrever - sonhe, vale a pena! -, da árvore plantada na frente de sua casa, puxa há tanta ternura, beleza, fascínio e alegrias para ruminar enquanto espera o sono, vá em frente, e desse ponto em diante  feche todos os arquivos cheios de adrenalina no consciente, cerre as portas dos cômodos negativos, jogue a chave fora e adormeça no deleite do sorriso que certamente seus lábios esboçarão. Nunca mais você deixará de dormir a sono solto se, ao deitar à noite, encher-se de pensamentos positivos e das recordações agradáveis. Não é fácil? Tem razão, nem tudo é. Mas não custa nada tentar, e, dando certo, todos os dias você só irá dormir imbuído do desejo de ficar mastigando as coisas maravilhosas com que o cotidiano de sua existência lhe presenteou.
 
Gilbamar de Oliveira Bezerra

Um comentário:

Hermínia Nadais disse...

Beleza de texto!!!!!!!........
Se todos conseguíssemos olhar mais para o positivo... o negativo acabaria por desaparecer.
o sonho comanda a vida... se sonharmos positivo, teremos coisas boas.
Pensar no mal... sim... mas apenas como um processo de aprendizagem, porque olhar o mal, que só leva à tristeza e desarmonia, não pode ser mais que uma forma de aprender a ser bom, a praticar o bem que traz felicidade.
Obrigada pelos seus maravilhosos ensinamentos.
Abraço,
Hermínia Nadais