segunda-feira, 18 de outubro de 2010

"O GRANDE AMIGO DE DEUS" - A biografia de São Paulo

Muitas obras literárias são de tal modo excepcionais e marcantes que deixam traços indeléveis na alma do leitor e se tornam inesquecíveis. Quem tem a experiência de ler algo assim ao mesmo tempo absorve conhecimentos e aprende lições que servirão para toda a vida E quando nos referimos a livros com esse fascinante estigma de pronto nos vem à mente o belíssimo trabalho da escritora Taylor Caldwell sobre o Apóstolo Paulo de Tarso, "O GRANDE AMIGO DE DEUS". Como já fizera em outro livro biográfico a respeito de São Lucas, assim também nessa não menos fabulosa obra ela romanceia a biografia do servo de Deus Paulo, cujas epístolas formam a base da Igreja de nosso Senhor Jesus Cristo na Terra.

Taylor Caldwell nos retrata em O GRANDE AMIGO DE DEUS um Paulo deveras humano e tão eivado de fraquezas e dúvidas quanto qualquer semelhante, até seu inesperado, maravilhoso e benfazejo encontro com Jesus no caminho para Damasco. Surpreendido quando seguia para a capital da Síria em brutal perseguição aos cristãos que fugiam dos romanos e de sua fúria quase incontida, Saulo, esse seu nome a princípio, antes de se converter ao cristianismo, nascido na cidade de Tarso, capital da Cilícia, ouviu do próprio Jesus, que já tinha sido crucificado, havia ressuscitado e ascendido aos céus: "Saulo, Saulo, por que me persegues?" E caiu por terra, prostrado,momentâneamente cego. Então, surpreso com a indagação oriunda lá do mais alto e profundo céu, Paulo compreendeu que ao perseguir os cristãos o fazia contra o próprio Cristo. Daquele momento em diante ele creu e se transformou, passando de perseguidor a perseguido porque começou a difundir aberta e vigorosamente a Palavra de Deus em Jesus Cristo.

Vislumbro-me de coração emocionado quando escrevo a respeito desse grande livro da erudita escritora Taylor Cadwell, mormente porque sendo cristão percebi que os grandes personagens da história bíblica eram simplesmente seres humanos com defeitos e virtudes igualmente aos demais mortais comuns. Homens e mulheres trilhando a jornada terrena da mesma forma e com os mesmos objetivos de seus pares ao redor do planeta. E tão pecadores e equivocados quanto o somos. Porque homens e mulheres, não importa quais sejam, nascemos com o pecado, pecamos e necessitamos do perdão de Deus por intermediação de Jesus Cristo, o Justo, o Santo, o Filho primogênito de Deus.

Embora seja um livro volumoso, o contexto de O GRANDE AMIGO DE DEUS fará os leitores desejarem que a história nunca termine, que sempre haja algo mais a ser lido e descoberto na vida e obra de Paulo, cuja existência foi usada de maneira decisiva e profícua por Deus com vistas a Sua obra entre os homens na Terra. Concluída a leitura dessa inponente obra, não resista ao impulso de ler as epístolas escritas por Paulo no Livro de Deus, a Bíblia.

3 comentários:

Valéria lima disse...

Parecer ser um livro bem interessante, gostei da dica.

BeijooO*

Eliane disse...

Olá Gilbamar, já li vários livros de Taylor Caldwell e sempre gostei muito. Este sobre o qual vc fala ainda não li, e assim que tiver oportunidade lerei. Vai ficar na minha lista de livros "para ler".

Beijo

Leituras de Eliane (passa lá)

maria elisa disse...

ola fiquei muito emocionada ao ler homens de medicos e almas a historia de lucano mais conhecido com sao lucas agora quero ler o grande amigo de Deu estou muito anciosa pra ler deve ser lindo.se alguem q tem quiser doar pra mim receberei com carinho e passarei a outros assim q ler obrigada.