terça-feira, 7 de dezembro de 2010

DECIDA POR UMA VIDA MELHOR

O corpo humano foi idealizado para o movimento constante e diário, de modo que a inércia sedentária é fator crucial para causar inúmeros problemas que vão desde a hipertensão até diabetes, entre outros males que tiram o bem estar dos nossos dias. Portanto, é primordial que nos mexamos durante todo o tempo no decorrer do dia mesmo quando sentamos para trabalhar, ler ou conversar.

Basta mudar de posição de vez em quando, movimentar os braços e as mãos discretamente se não estivermos a sós, cruzar e descruzar as pernas, mover os pés para cima e para baixo num ritmo suave e agitar cada músculo. Em suma, ninguém pode nem deve ficar parado de maneira nenhuma se quiser ter vida saudável.


O intestino funciona bem melhor se não formos preguiçosos no dia a dia, o sangue circula fluente ao sabor dos nossos movimentos, as gordurinhas indesejáveis acumuladas tanto nos culotes e bumbuns femininos quanto nos abdomens masculinos são queimadas evitando causar indesejáveis situações de perigo futuro para a saúde. E há mais qualidade de vida se fazemos de nosso corpo um instrumento potente que sobe escadas, anda de bicicleta, joga futebol, dança qualquer tipo de música e salta e corre.


Com o passar dos anos a idade vai avançando, a massa muscular definha para quem não faz os exercícios adequados à sua manutenção e/ou aquisição, os ossos enfraquecem e as inúmeras sequelas ditas dos idosos aparecem como formiga no doce abandonado no chão. A consequencia maléfica para os sedentários é dolorosa e desconfortável: pelancas horrorosas penduradas nos braços, fraqueza até para andar ou subir degraus, indisposição, tristeza e possibilidade de quedas a qualquer momento. Principalmente durante o banho.


Se um idoso desprovido da maior parte de sua massa muscular, praticamente só osso e pele devido ao sedentarismo, levar um tombo e quebrar a bacia, é cama ou rede na certa, para sempre. Então vem o sofrimento ainda maior por não ter condições de levantar, e rapidamente ele perece, não sem antes sentir o abandono, o desprezo, o distanciamento tantas vezes. Tudo ao mesmo tempo porque passará a ser um estorvo, a pedra no caminho dos que prosseguem.


Caminhe todos os dias, nem que seja dentro de sua própria casa de um lado para o outro. Vá pela escada até seu apartamento se residir em algum edifício condominial. Ande pela calçada e vença os quarteirões. Deixe o carro em casa e saia mais cedo para o trabalho, a pé, se não for muito longe. Sobretudo, dance e dance muito. Isso tudo se não tiver condições de ir à academia, porque caso possa não deixe para depois.


Tão importante quanto o alimento é o exercício, anaeróbico e aeróbico, ambos de suprema importância para garantir saúde, resistência, músculos ativos e fortes e alegria. Sim, alegria, pois quem está em forma se sente tão bem que sorri à toa. Ter o peso ideal e proporcional à altura é mais que fundamental. É questão de vida com saúde ou morte prematura entre dores e agonia.

2 comentários:

Fragmentos Betty Martins disse...

._______olá querido Gilbamar




...é caso para dizer:_____"mexa-se pela sua rica saúde"


excelente texto






_______________///






beijO_______ternO

Hermínia Nadais disse...

Conselhos maravilhosos... eu que o diga... que nunca estou quieta!"
Feliz Natal