sábado, 17 de novembro de 2007

Durante mais de uma semana circulei pelas ruas de Mossoró e fiquei atônito com o comportamento de alguns motoristas, mas em especial com o desrespeito de muitos motoqueiros ante o sinal vermelho. Dava medo parar no semáforo porque havia o perigo de ser abalroado por trás já que muitos não queriam obedecer ao comando de parar nos cruzamentos. Vi tantas vezes motoristas desobedecendo ao sinal vermelho, embora a maioria fosse de motoqueiros, que pensei até em fotografar, mas desisti pois não teria condições de tirar a foto de todos. Eu e minha esposa ficávamos perplexos assistindo às cenas, tentando entender a razão desse comportamento que transforma o trânsito mossoroense num quase caos.


--------------------------------------------------------------







Não sou médico, mas tenho lido muito a respeito de câncer de pele porque o assunto é relevante nesses tempos de altíssima temperatura em nossa região. O risco de enfrentar o sol diariamente sem usar protetor ou bloqueador solar contra os raios UVB(o pior, o mais perigoso, causador de queimaduras graves)e UVA é realmente muito grande. O assunto é bastante sério e todos deveriam se prevenir para evitar, no futuro, a nada rara possibilidade de sofrer de câncer de pele. A revista Men's Health traz em sua última edição uma ótima reportagem sobre o uso de protetor solar e o câncer de pele para quem se arrisca a tomar sol sem a proteção. "Basta não passar protetor solar na praia uma única vez e você já está em perigo", afirma a revista. Mas a frase lapidar do redator é: " Mesmo que você se esconda numa caverna, o câncer de pele pode pegar você..." Além do protetor solar, a revista indica também a proteção solar comestível, citando como benéficos contra os perigos do sol: ketchup(por conter licopeno), chá(especifica o preto, que, segundo afirma, um estudo do Centro de Câncer do Arizona - EUA - revelou que os que tomaram esse tipo de chá a vida toda eram 40% menos propensos ao câncer de pele),mostarda(por causa da cúrcuma, que mata células cancerosas e bloqueia a alimentação de novas céluas, conforme o Centro de Câncer M.D. Anderson, dos EUA) e limão. A reportagem completa está a partir da página 74. Citei a revista e a reportagem com o único intuito humanitário, de modo que isso possa ajudar muita gente a entender que o sol das 10 às 13 horas, sem proteção ou bloqueio solar, causa sim cânce de pele. E que vale muito prevenir.


------------------------------------------------------







Surpreendeu-me um fato, para mim inusitado, que testemunhei na cidade de Gramado. Aos domingos, jovens casais de namorados bem à vontade em suas roupas joviais e também os adultos, todos elegantemente vestidos com capas, sobretudos, botas e casacos de couro legítimo, roupas de frio enfim, circulam pelas praças do centro, mormente nas proximidades da Rua coberta, carregando, cada um, a sua cuia e uma garrafa térmica com água quente, para tomar chimarrão. E fazem isso com maior tranquilidade, uma tradição bem característica deles. Achei interessante fotografá-los para mostrar a riqueza de detalhes interessantes que podem ser vistos em nosso País de dimensões continentais. Já imaginaram se pelas bandas de cá rapazes e moças, pessoas idosas e crianças andassem conduzindo xícaras e garrafas com café( que é a nossa bebida tradicional) para tomar nas praças? Cada uma que a gente vê pelo Brasil afora!

---------------------------------------------------------

T R O V A S

Quando bate a saudade
ao chegar o entardecer
parece que a cidade
está começando a morrer

É duas vezes sofrer
relembrar o que passou
faz novamente beber
o cálice da mesma dor

Se choro a tua ausência
quando vem o anoitecer
só denoto a carência
que eu sinto de você


----------------------------------------------

DELEITEM-SE OUVINDO BOB MARLEY ENQUANTO VISITAM O MEU BLOG
.

Nenhum comentário: