quinta-feira, 29 de novembro de 2007

UM POUCO DE TUDO

1 - Em diversos self-service aqui de Belo Horizonte avistei placas com a frase: "COMIDA À QUILO". A crase aqui aplicada, tenho por mim, está errada. Aprendi que não se usa crase antes de palavras masculinas. Recorro ao Capitão Caverna, ombdusman do Jornal O Mossoroense para assuntos relativos ao vernáculo, para que, com o seu conhecimento notório a respeito dessa seara, possa corroborar ou não esse meu entendimento.


2 - Essa realmente merece ser copiada por todos no mundo inteiro, dada a sua relevância: os ônibus coletivos de Belo Horizonte têm o que eles chamam Jornal do Ônibus, publicação contendo temas de importância para a coletividade, mormente no tocante ao uso dos coletivos por todos os cidadãos diariamente. O algo mais, todavia, o plus nessa publicação de tamanho king size, praticamente um mural, é o tópico dedicado às pessoas desaparecidas, com foto destas em grande destaque. Através desse recurso nos coletivos já foram encontradas 11 pessoas desaparecidas por muito tempo. Vamos nós também fazer algo semelhante? Eu acrescentaria nesse jornal, entre outros temas de grande atualidade e para reflexão, os grandes males causados ao ser humano pelo cigarro e pelas bebidas alcoólicas.


3 - As mazelas das grandes metrópoles podem também ser encontradas em BH, é óbvio, tipo favelas, loucos perambulando pelas ruas, pedintes, assaltantes, famílias miseráveis morando debaixo de pontes, pivetes adormecidos nas calçadas ou tentando sobreviver de qualquer maneira, etc. No centro e nos bairros mais populosos, as pessoas caminham como se temendo ser a próxima vítima da violência. É a face horrenda do ser racional estampada com realce nesses tempos "ó mores".


4 - Sei da incomensurável força dos blogueiros mossoroenses, em especial dos mais visitados. Por essa razão, conclamo a todos que dedicam parte do seu precioso tempo na atualização de seus sítios para, um por todos e todos por Mossoró, incentivar a arborização de nossa amada terra e dar o primeiro e pessoal exemplo cultivando em seus quintais e na frente de suas residências árvores que vistam a cidade de verde e de sombra.

Nenhum comentário: