domingo, 15 de março de 2009

VERSOS RETORCIDOS

Eu estou muito disposto
e vou cantar tudo em verso
piscar p'ra mulher bonita
tentar ver seu reverso,
fazer cara feia p'ra homem
pois é bicho que detesto
.
Apagar o sol com um sopro,
deitar abraçado na lua,
botar fora a tristeza,
no medo sentar a pua,
descontrolar o controle,
limpar dos crimes a rua
.
Riscar do mapa a maldade,
encontrar a paz mundial,
acabar esssa crise toda
que está me causando mal,
escrever um best seller
na folia do carnaval
.
Sorrir para o inimigo,
abraçar quem nunca vi,
se o ódio me procurar
diga que fui, já parti,
e me encontro bem cansado
pelo muito que corri
.
Agora pergunto a vocês:
por que uns ganham tanto,
políticos, por exemplo,
se muitos caem no pranto
sem ter dinheiro no bolso,
o filho com fome num canto?
.
Não é injustiça grande
ver tanta gente sofrendo,
passando fome, chorando,
feridas na perna, gemendo,
as crianças pedindo pão
mas seus pais nunca podendo?
.
Segundo os textos legais
somos iguais perante a Lei,
mas o que vejo todo dia
é cenário estranho, parei!
Por que tanta coisa errada?
Humanos, como me enganei!
.........
Para brincar com a poesia, fiz uma trova e dela derivei diversas outras usando sempre as mesmas palavras da primeira elaborada. Foi um simples exercício literário para testar a mim mesmo, se eu teria condições de executar a tarefa a que me propusera. O resultado pode ser visto abaixo:
TROVAS ENTRELAÇADAS
Nas ondas da poesia
vou viajando sorrindo
agarrando a fantasia,
um coro de luz fluindo
.
Um coro de luz fluindo
agarrando a fantasia
vou viajando sorrindo
nas ondas da poesia
.
Vou viajando sorrindo
nas ondas da poesia
um coro de luz fluindo
agarrando a fantasia
.
Agarrando a fantasia,
um coro de luz fluindo
nas ondas da poesia
vou viajando sorrindo
.
Vou nas ondas fluindo
agarrando a poesia
um coro de luz sorrindo
viajando na fantasia
.
Coro de luz , da fantasia,
um nas ondas, vou sorrindo,
viajando na poesia
agarrando-a, fluindo
.
Sorrindo, vou viajando,
coro de luz, poesia,
um nas ondas agarrando
dá, fluindo, fantasia
.
Sorrindo da poesia
de ondas, coro viajando,
vou luz, um, fantasia,
fluindo na, agarrando.

15 comentários:

Anônimo disse...

HOLA MI QUERIDO AMIGOOOO
HAY EN MI LUNIRA REGALOS
PARA TI
SOBRE TODO UNO EN ESPECIAL

EL PREMIO
ARTE Y PICO
PORQUE ERES ARTE
AMIGO

UN BESO INMENSO DESDE
MI LUNITA

NUNCA DEJES DE BRILLAR

LuNa

Hariane disse...

A trova não poderia ter ficado melhor. A partir de uma fez a outra de forma encantadora.


Bjus

Val Du disse...

Você é sempre muito criativo.
Parabéns pelos poemas.
Que você tenha sempre boas inspirações.

Abraços.

Unknown disse...

hola gilbamar!!!!!!!!!

te salió estupenda esta técnica que hablas!!!!!!!!!!
se nota que eres un profesional en lo que haces...........
felicitaciones, amigo!!!

un abrazo, y buena semana

Christi... disse...

Rindo do inimigo, sorrindo pra poesia, isso sim é uma forma bela de se viver.

Amigo querido, que Deus ilumine seu dia, sua semana, e que tudo corra bem pra ti.

Bjs
Chris

Anônimo disse...

Os versos são sonhos e poesia, são palavras!
Prazer enorme em conhecer você e seu blog!
Dias felizes!

Paula Barros disse...

Você me deixou sorrindo
Dessa linda poesia
Fluindo em ondas pelo corpo
A luz da poesia
Fazendo soltar as asas da fantasia

bjs

Paula Barros disse...

Sempre muito criativo, um exercício que rende bons frutos para quem ler.

A primeira nos oferece a visão social, uma criticidade com poesia.

bjs

Lujo disse...

Hola Gilbamar,

Me ha encantado esa oda sobre preguntas que todos nos hacemos.

El juego posterior que has realizado con el poema ha sido muy ingenioso. Me ha hecho esbozar una sonrisa en un día gris. ;)
Me gusta el arte que realizas.

Un abrazo muy grande.

Pd: Gracias por confiar en mí y otorgarme tan lindas palabras.

_E se eu fosse puta...Tu lias?_ disse...

Sarava!

Até eu me retorci:D

beijocas

Diosaoasis disse...

La poesía fluye siempre aqui en tu blog y me encanta.
Saluditos.

La Gata Coqueta disse...

Hola amigo!!!

He pasado un momento muy grato leyendote, es un placer para mi el poder estar presente.

Los versos tienen una gran carga emocional y sentimental que sacas de esta forma, como protesta que me llenan cantidad.

Disfrutar de una linda semana llena de alegría y paz, ese es mi deseo para con vos.

Recibe un cálido abrazo de esta que te lee con mucho agrado.

•.¸¸.ஐJenny Shecter disse...

Brincadeira sublime!
Brindaste-nos com duas poesias encantadores... Deliciosas de ler, amigo.
Beijos e borboleteios

SAM disse...

Beleza, amigo! Gostei muito.



Um beijo

Unknown disse...

Fantástico esse exercício. Só poderia ser de alguém tomado de criatividade. Vou copiar a ideia. Só pra ver como vai ficar. Se der certo depois posto no blog e te convido pra ver. Tenha uma boa noite.