terça-feira, 30 de junho de 2009

SOBRE O LANÇAMENTO

Com a devida permissão da amiga blogueira Josselene, trago hoje o post abaixo sobre o lançamento do meu livro no dia 27/06/09. Eu pretendia registrar minhas próprias impressões sobre esse acontecimento de muita importância na minha vida, contudo percebi que as palavras expressas no texto de Josselene dizem melhor do que eu diria. Os comentários de vocês farão a melhor avaliação. Poético abraço.

28.06.09 - O ataque de Lampião a Mossoró: horas de raro prazer.


O 4º livro deste autor
Foto: digitalização

O título deste “post” soa como uma sandice. Que prazer alguém poderia sentir ao ser atacado por um bando de foras-da-lei?

Pois eu senti. E este ataque foi um dos melhores presentes que esta cidade já recebeu.

Na verdade, estou me referindo ao livro “O Ataque de Lampião a Mossoró – Trovas (que narra o conhecido feito histórico dos 158 heróicos cidadãos mossoroenses no combate ao bando do cangaceiro Virgulino Ferreira da Silva) da autoria do escritor, poeta – detentor de vários prêmios literários e três livros já publicados – membro fundador da Academia Mossoroense de Letras - AMOL, bancário aposentado e bacharel em Direito Gilbamar de Oliveira Bezerra. O lançamento de mais este título aconteceu ontem, às 19h00min, na livraria Siciliano - West Shopping.


Atenção especial: uma das vantagens de ser pontual.
Foto: Ana Kaddja

Certamente, todas as pessoas, que compareceram, retornaram aos seus lares com uma obra de qualidade e incalculável valor histórico, um rico trabalho de pesquisa, mais uma fonte para os estudiosos e todos aqueles mossoroenses que conservam os liames com sua terra natal. E o melhor: em trovas, rimas adequadas e métrica perfeita – o que facilita a memorização. Sugiro até à equipe da Gerência de Educação, deste município, e aos colegas professores que vejam a possibilidade de adquirí-lo para as nossas bibliotecas e/ou indicá-lo como leitura obrigatória. É, sem dúvida, um subsídio excelente para o aprendizado da história desta cidade.

Hoje, pela manhã, concluí a leitura de suas 120 páginas e aprendi muito, pois neste relato, em especial, há fatos – colhidos pelo autor nos depoimentos dos sobreviventes ainda residentes em Mossoró – que não constam nas fontes disponíveis. Só este diferencial já justifica a aquisição e a leitura desta obra.
Como se não bastasse tudo isso, tivemos ainda uma noite agradabilíssima na companhia do autor e de sua amável esposa Ana Kaddja – um casal simpático, inteligente, culto, viajado e que faz questão de compartilhar o que sabe; de uma simplicidade que impressionou aos que sabiamente, diante de uma copiosa programação cultural junina, optaram por este evento.

Creio que fiz mais dois grandes amigos e, confesso, o clima era tão acolhedor que não observei o passar das horas. Só me dei conta quando vi um funcionário cerrando as portas da livraria. A contragosto, tivemos que pôr termo ao nosso edificante colóquio e nos despedir. Sinto muito pelos amigos que, por diferentes motivos, não puderam prestigiá-los. Não tenho dúvidas, se tivessem ido, teriam ganho a noite - como eu.

9 comentários:

Vanessa Greenway disse...

Wow!! Fico super orgulhosa em saber que o lancamento foi um sucesso! Umapena nao poder estar por perto e poder dar as felicitacoes pessoalmente. Muito sucesso e que Deus o abencoe sempre! Um grande abraco, da amiga, Vanessa

Josselene Marques disse...

Amigo Gilbamar:

Sabe de uma coisa? Meu post ficou bem mais bonito no blog.
Obrigada por valorizá-lo!
Você merece tudo de bom.
Abraços fraternos para você e Ana.

Gabiprog disse...

Desearte mucha suerte en este, tu proyecto!

Un abrazo!!

Gina disse...

Gilbamar,
Parabéns pelo lançamento do livro e por mais esse momento feliz em sua vida, ao lado da Ana, fazendo algo tão gratificante e tão diferente de sua atividade anterior, não?
Um abraço.

Unknown disse...

Parabéns Gilbamar,
só podia mesmo ser um sucesso, com todo esse talento não seria de esperar outra coisa.

Beijinhos,
Ana Martins

Paula Barros disse...

Ficou um relato muito interessante, emocionante, despertando a vontade de adquirir o livro. Vai ter lançamento em Recife?

Parabéns para você, para ela.

Raquel El-Bachá disse...

Oi Gilbamar. Adorei saber do lançamento do seu livro. Parabéns e muito sucesso para vc! Tem como adquirir o livro em Salvador?
Beijos.

Anônimo disse...

Parabéns,meu Amigo.
Fiquei mesmo orgulhosa por si.
Que bom....
Parabéns á Ana.
Beijo.
isa

SAM disse...

Parabéns amigo!


Perguntei-lhe como adquirir o livro, porque " O ataque de Lampião a Mossoró" foi uma passagem interessante e histórica. Não obtive resposta, mas vi ao lado como adquirir. Obrigada.


Abraços e sucesso, sempre!