sábado, 14 de agosto de 2010

POR QUE ESTAMOS AQUI?

É fato notório haver sentido para todas as coisas, seres e existências. Nada vem à luz por uma simples coincidência do acaso, e  os acontecimentos do nosso dia a dia não tem origem desprovida de razão. Estar vivo em meio a multidão tem dinâmica própria e se traduz em algo verdeiramente relavante. Por esse ângulo filosófico, de maneira nenhuma abstrato porque plausível pelo que se encontra aos nossos olhos, a vida humana, como nos parece óbvio, também não se trata de mero capricho nascido de uma inusitada explosão em tempos remotos.

    Cada homem ou mulher de todas as gerações veio e virá para este mundo complexo em virtude de algum objetivo a ser concretizado em algum tempo de seus anos. No momento exato, quase sempre inesperado, essa determinação que está muito acima da vontade humana e da qual não se pode fugir, esse anelo pré-concebido e a princípio escondido no recôndito da alma e num espaço desconhecido do coração se tornará palpavel mesmo que não consigamos compreender e não queiramos. Porque não depende em absoluto de nós, agimos como marionetes em mãos poderosas. Entendamos estar ou não preparados para realizá-lo, ele se fará presente e eclodirá de forma independente e precisa.  Homens e mulheres de todas as eras são vetores essenciais à consecução do desejo de um poder superior - Deus - , nesse diapasão nos faremos invariavelmente condutores de indizíveis possibilidades, incontroláveis sonhos e sensacionais desejos. Jamais teremos condições de controlá-los, malgrado tentemos.

    Muitas vezes nos indagamos: por que estamos aqui? Trata-se somente de um mero passeio transitório a tão lindo planeta em busca da felicidade? Certamente não. Ser feliz não parece algo perene quando lembramos que haverá um ultimo dia, um segundo apenas e ponto final. Então, serão unicamente os inesquecíveis instantes de soberba alegria a ambicionada felicidade? O problema é que pensamos ser aqui a vida eterna em determinados intervalos de nosso viver, passando a agir e nos comportar como se assim fosse. E não é. Não importa se você acredita ou não na existência da eternidade, pois o livre arbítrio para escolher é peremptório, crer ou não é decisão unilateral. Contudo, isso não importa pois ela está lá, por enquanto ainda longe de nossos olhos, é certo, mas absoluta, firme e inabalável à nossa espera. Porque a luz que agora nos faz enxergar o aspecto material não é a da mesma fonte que nos fará ver o espiritual, o invisível, quando chegar a hora para tanto.

    Por conseguinte, almejemos ser luz para iluminar os caminhos de quem conosco faz o mesmo trajeto; aprendamos a sorrir mesmo nas situações por demais mesquinhas; busquemos acentuar a meteórica passagem de nossas vidas neste plano existencial com ações capazes de transformar em bons horizontes os rumos da humanidade. Valorosos homens e mulheres fizeram isso outrora, e muitas vezes nem tomamos conhecimento, talvez até ficamos indiferentes a tal perspectiva. Alguém já pensou quantas invenções foram criadas e postas à sua disposição antes mesmo de nascer e já encontrou tudo pronto e delineado? Lembrou dos agricultores que dia após dia capinam, aram a terra, semeiam e colhem o alimento para nunca faltar comida na terra? Quando chegamos ao mundo havia luz elétrica, tecnologia de última geração, internet banda larga e tantas outras realizações humanas para o nosso uso. Será que alguma vez agradecemos tudo isso? Nem sempre, bem sabemos, provavelmente em tempo algum. Muito pelo contrário! Imagine quanto reclamamos por qualquer bobagem quando temos tanto para agradecer.

    Descubra por que você, afinal, está aqui entre os seus bilhões de iguais. Claro, decerto não logrará esse intento, a ninguém é dado esse insight, no entanto tente ao menos ser um tijolo na construção da humanidade e não uma imensa bola de ferro pesada que a destrói. Isso por si só já tornará o mundo um pouco melhor. E poderá, quem sabe, ser o motivo maior de sua presença em meio aos semelhantes.

2 comentários:

DEUSA PAGÃ disse...

Oi! Estou fazendo uma "visitinha" em seu blog...Parabéns pelo espaço...

Super abraço.
E apareça sempre!

Ana Maria disse...

Por que estamos aqui? Uma boa pergunta e ótima frase para se refletir.
Beijinhos amigo!