quarta-feira, 9 de maio de 2012

DIA DAS MÃES - Não é fácil ser mãe


Ser mãe, sem dúvida, é dor e gozo de mãos dadas na estrada da vida, é ansiedade que perdura por toda existência, é temor que atormenta e alívio que se renova, é ter noites de sonhos e pesadelos que se prolongam sem hora para terminar, é a um só tempo a mistura inesperada de sorrisos e lágrimas, é força e fraqueza na indecisão e no instante, é ninar feliz pensando no futuro, mas também é chorar lembrando o inferno atual em que o mundo se encontra e no qual seu filho ou filha estará, sozinho enfrentando os demônios.

Ninguém queira estar na pele de uma mãe, primeiro porque esperou durante nove meses a chegada do seu filho, enjoando, vomitando, engordando e vendo seu corpo se transformar impetuosamente com a geração da vida em seu ventre; segundo, em virtude das inomináveis dores do parto, que homem nenhum conseguiria suportar; terceiro, porque a frágil criatura a quem ela deu a luz vai depender dos cuidados maternos por muitos anos, e isso, se analisarmos bem, não é nada fácil. Imaginem, acordar duas, três vezes durante a madrugada para dar de mamar, trocar fraldas inúmeras vezes ao dia, descobrir a causa dos choros da criança, cuidar, cuidar e cuidar vezes sem fim.

A mãe é vivente tão sublime, que faz do cansaço uma virtude do amor devotado ao filho. Além de tudo e muito mais, a mãe é capaz de permanecer horas diante do berço onde seu bebê dorme pensando, refletindo, analisando, sonhando, desejando um futuro brilhante para ele. Faz planos os mais inusitados,forma-o em medicina ou em física nuclear em dois ternos devaneios, casa-o com a moça mais linda do mundo e emprega-o na empresa multinacional ganhando salário de marajá. Enquanto ele serena tranquilo sob o mosquiteiro, a mãe suspira sorridente imaginando o quanto ele será feliz, rico e bem sucedido, casado e bem casado, com dois filhos no máximo e sendo feliz para sempre.

Qualquer mãe que assume realmente o seu papel com determinação é guerreira, é quixotesca, é rainha preparando seu príncipe para reinar e dominar, lutar e vencer, querer e conquistar, é espada de fogo defendendo sua cria, é voz solitária no deserto causticante a gritar poderosa, é mulher montada num alazão ou dirigindo um carrão para ir buscar o médico onde quer que ele esteja, ou para levar o mais urgente possível o filho ao primeiro pronto-socorro com que se deparar com vistas a curá-lo da dor do dente que nasce.

Pensa que é fácil ser mãe? Realmente não é mesmo. Um pai jamais saberá trilhar esse sentimento tão próprio da maternidade, nunca logrará amar com tamanha intensidade materna. Pois a mãe transporta em si mesma a vida em formação, nutre-a vinte e quatro ininterruptamente, faz as necessidades fisiológicas por ele através desse mistério maravilhoso que só Deus tem o poder de fazer, vive por e para ela. Complexo e difícil, não?

Portanto, compreenda os arroubos súbitos de uma mãe, entenda quando ela, ainda grávida, tece sapatinhos de lã cantando, aceite as garras que ela expõe caso alguém ameace seu filho de alguma maneira, nem que seja de brincadeira, e conclua sabiamente que, é verdade mesmo, não é fácil ser mãe.

                                                  Gilbamar de Oliveira Bezerra

Um comentário:

José María Souza Costa disse...

UM CONVITE ESPECIAL

Vim cá, lê o seu blogue. Eu, tenho um. Muito simples, sem Cores e sem Nuances. Estou lhe convidando a visitar-me, e se possível, Seguirmos juntos por Eles. Estarei lhe esperando lá, afinal o que importa é a Amizade que fazemos e as publicações que expomos.



Eu te Convido a vir Aqui www.josemariacosta.com