quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

PASSEANDO EM BUENOS AIRES

Namorando no Abasto Shopping, na Rua Corrientes



Clicado por minha amada Ana em frente ao obelisco, na Rua 9 de julho


Eu e minha esposa, como usualmente gostamos de fazer quando viajamos, passeamos de mãos dadas pelas ruas de Buenos Aires olhando as vitrines, os cafés com cadeiras nas calçadas, o movimento das ruas, que lá são retas e quase incomensuráveis, enfim, desfrutamos o máximo possível as novidades próprias de um país diferente do nosso. Visitamos os mais relevantes pontos turísticos daquela linda capital portenha, estivemos em alguns dos principais restaurantes normalmente visitados por turistas, como o Siga La Vaca, fomos ao bairro Caminito e lá compramos diversas lembrancinhas artesanais, nos deslumbramos com o bairro Recoleta e tiramos mil fotos por onde andávamos. Coisas normais para casais em viagem. Quando, de certa feita, resolvemos passear de metrô, que los hermanos argentinos chamam de subte, não passamos o sufoco linguístico esperado, embora no princípio não tenha sido tão fácil assim. Mormente porque outras pessoas queriam comprar passagens e tinham pressa. Afinal de contas, o metrô não espera por ninguém. Depois, resolvido o problema da compra das passagens, começou outra batalha para saber onde ficava a parada à qual nos dirigíamos. Mas também isso não nos atrapalhou, porque o que não sabíamos nós perguntávamos e as pessoas nos orientavam com a maior gentileza. Assim foi o tempo todo. Além disso, percebemos que havia um mapa das paradas em vários locais da parte interna do metrô, além de um anúncio luminoso onde ia aparecendo o nome de cada uma delas.
.
Em sendo assim, andar pela cidade não foi tão difícil evidentemente. É certo que não falo bem o idioma espanhol, apenas o arranho razoavelmente. Contudo, fazia tentativas na linguagem castelhana, adentrava o portunhol e conversava em inglês quando necessário. Como no momento em que estávamos na Galeria Pacífico, famoso e suntuoso local de encontro tanto de turistas quanto de argentinos situado bem ali nas proximidades da Rua Florida. Uma senhora da Malásia achegou-se a mim e perguntou, na língua do Tio Sam, onde minha esposa tinha comprado a bolsa que usava naquele instante. Respondi-lhe e ela perguntou-nos de onde éramos, demonstrando ter ficado muito feliz por sermos brasileiros porque gostava muito do carnaval do Rio de Janeiro, afirmou toda sorridente. Disse-nos, por fim, que vinha da Malásia e estava descobrindo as belezas da terra de Carlos Gardel(existe uma polêmica saudável a respeito da oriem do famoso cantor, pois o Uruguai e França dizem que ele nasceu nesss países. O importante, porém, é que foi na Argentina onde ele fêz fama mundial). Foi preciso eu tirar da algibeira os meus tímidos conhecimentos de inglês para acompanhá-la nesse diálogo súbito e inesperado.
.
Algo que eu poderia cognominar de dissonante nessa viagem especial à terra portenha foi a quase ininterrupta fumaça de cigarro que parece pairar sobre Buenos Aires o tempo todo. Práticamente, pelo que, assustado, pude comprovar, lá todos fumam e sobre as ruas por onde passamos, em especial as mais movimentadas, se fornam nuvens de ameaçadora toxicidade a deslizar sobre quem vai ou vem e se torna um fumante passivo. Jovens, adultos e idosos ostentavam cigarros nos dedos e sugavam a fumacinha mortífera como se estivessem sorvendo o mais puro dos néctares. Depois, satisfeitos, jogavam-na no ar que respirávamos e tudo em derredor se transformava em nicotina espalhando pelo espaço o seu insuportável odor característico. Um sufoco! Tanto era o turbilhão de fumaça por metro cúbico a começar cedinho em cada amanhecer, que tão-logo saíamos do hotel bem pelas nove horas, bastava colocar a cabeça fora e já o irritante odor dos cigarros impedia-me de respirar como se houvesse fogo na cidade. Assemelhava-se a um denso nevoeiro engolindo as pessoas. Como sou alérgico a isso, imediatamente começava a intermitente dor de cabeça a perseguir-me o dia inteiro, ficando o mau cheiro forte do cigarro em todos os meus poros, nos cabelos, na roupa, no corpo inteiro.Essa foi, infelizmente, a nota meio desafinada da viagem. Afora isso, Buenos Aires é linda e seu povo muito amável, prestativo e gentil. Pena que fume em demasia.

24 comentários:

Christi... disse...

Muito legal Gil, saber os detalhes da viagem de vocês dois, tão romântica e inesquecível, aproveitem e muitos clicks clicks pra registrar.

Grande beijo

Chris

Myriam disse...

Que lindo que pasean Por Buenos Aires!!!!!!!

Felicitaciones!!!!

En Buenos Aires, esta prohibido fumar en todos los lugares cerrados y restaurantes. La gente fuma en la calle , una pena..... estoy de acuerdo.

Sigan disfrutando, no se hasta cuando estan de paseo.
Un abrazo

FERNANDA-ASTROFLAX disse...

QUERIDO GILBAMAR, LINDO E MUITO ROMÂNTICO... UM GRANDE ABRAÇO DE CARINHO,
FERNANDINHA

Carmem Dalmazo disse...

Adorei o teu post...inteligente...romântico..lindooo...!

Obrigada pela visita e o carinho..

Beijo

isis de la noche disse...

Qué bien Gilbamar!!! Seguro que dejas por allá un poco de tu poesía ;)

Y qué maravilla que camines de la mano con tu esposa.. eso hace que cualquier lugar del mundo sea el cielo mismo ;)

abrazos, amigo..

SiervaDelMesías. disse...

Gilbamar, Es un acto muy hermoso, y es gran bendicion pasar el día del amor por esas fechas... disfrutalo muchoooo, por lo demás. Hace mucho tiempo que quería expresarte mi respeto, mi admiración y mis grandes cariños, para tí y tu familia. Dios te bendiga por sentir por por ser un gran esposo

Nunca imagine que el amor hacia ti, fuera tan grande y tan hermoso. Me he emocionado entrar y la dedicas a tue sposa con foto incluída, gracias por compartir el gran amor que se sienten el uno por el otro, pq en él expresas lo que se siente, en forma de palabras. Una felicitación digna justo a semanas del día de san valentín... Gracias por su inmenso amor que llena nuestra alma y nuestro corazon

PP.DD

Déjame decirte que mi amigo cambió mi link. Así lo tengo espero asi que sigan visitandome y que sin la ayuda de Dios nada podría hacer y que no te sea inconveniente, esta semana lo presento. Como siempre mi amigo en CRISTO. GRACIAS y DIOS BENDIGA NUESTRA AMISTAD.... FELIZ DIA DE LA AMISTAD Y EL AMOR VENIDERA... PAZ Y AMISTAD.... BAY

La Gata Coqueta disse...

Primero darte las gracias por tu visita a mi gatera, como gata coqueta que soy, es un placer para mi la diversidad de países que me acompañan cada semana y quedaba Brasil por entrar y esta semana habéis entrado dos nuevos amigos.

Las puertas de ni casa están abiertas de par en par, para que cuando puedas y desees te acerques a ellas y las visites y yo are lo propio también en tu casa-blog.

Por otra parte veo que estáis dando un viaje de un recorrido magnifico, por esas tierras o pampas, tan inmensas ocupadas por unas personas de un corazón muy grande y generoso.

Espero lo disfrutéis al máximo.

Y yo me despido enviando un cálido abrazo de mi hacia tu persona.

Christi... disse...

Gil querido, tem selinho pra vc no blogue.

Bjs

Alejandra Menassa disse...

Hola: Nací en Buenos Aires y amo esa ciudad, me encantó este paseo tuyo que me hizo sentir que yo también paseaba por esas calles.
Un beso

Anônimo disse...

Muito bem escrita a sua crónica.
Prende a atenção.Gosto sempre de o
ler.
Espero a continuação.
Abraço.
isa.

Gabiprog disse...

Hermosa caminata por las calles de Buenos Aires.
Recogiendo el caracter de la ciudad!!

Un abrazo.

MarianGardi disse...

Amigo Gilbamar, que bella es tu esposa y que bella es Buenos Aires, lindas fotos!!
Un abrazo y muitas gracias por venir a mi blog

Eu disse...

Que bom que compartilhaste conosco fatos da sua bela viagem.
Para mim dias especiais são aqueles que compartilhamos com pessoas que nos fazem bem... por isso estou aqui.

Obrigada por seu carinho e presença em meu blog.
Um beijo carinhoso

Caperucita disse...

Me alegra que lo pasarais tan bien, es un lujo pasear con la persona amada por tan bellos lugares.
Besos.

Diosaoasis disse...

Bonito lugares muy bellos para pasear y divertirse.
Felicidades.

Serena Flor disse...

Olá meu amigo, passando pra dizer que tem um selinho pro teu blog. Caso queira é só pegar na minha galeria de selos que fica na coluna lateral do meu blog ok?
Um grande beijo e fique com Deus!

Dany disse...

Preciso conhecer esse famoso "Siga La Vaca", hehehehe... os amigos que conheço e que visitaram esse restaurante, me fala maravilhas dele!
;)
Agora essa do fumacê provocado pelo cigarro eu não sabia!É uma pena, pq eu ia detestar andar por toda a cidade, tendo que respirar o ar impuro provocado pelo cigarro, que tanto odeio!
Bjos

Fragmentos Betty Martins disse...

_______olá:=) Gilbamar




cheguei até aqui_____para conhecer este "espaço" lindo


PARABÉNS!






voltarei se não se importar:=)








beijO_____ternO

Cris Rubi disse...

Deu tudo certo, estou de volta, obrigada pelo seu carinho e preocupação
beijinhus carinhosos

Cleo disse...

Que beleza vocês passeando, namorando, reavivando o amor. Buenos Aires convida a isso mesmo. Beleza.
Beijos carinhosos
Cleo

Paula Barros disse...

Um bonito casal. Ótimo passear de mãos dadas, curtir os momentos, aproveitar cada lugar, descobrir novos.

Não conheço a Argentina.Um dia com certeza.

Cheiro de cigarro é insuportável, também tenho alergia.

Em Curitiba achei que as pessoas também fumam muito.


abraços

BC disse...

Lindo Buenos Aires, ñão conheço pessoalmente mas tenho família que já lá viveu.
Boas férias
Abraço
Isabel

Sendieva disse...

Querido amigo, cuida del amor, es lo más maravilloso, lo que más te hace vivir... y de paso callamos a los que dicen que no es eterno

Feliz fin de semana, para vosotros y cálido día de San Valentín, muchos besos.

Free Art Printables disse...

Buenos Aries is lovely. I was there about 8 years ago. How wonderful! Jen